terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Seca preocupante na amazônia em 2010

Devido a uma reportagem de Reuters o nível de água do Rio Negro, um dos grandes rios do Rio Amazonas, caiu mais que nunca desde a conferência do nível de água. Na região inteira tinha menos chuvas ainda do que no outro ano que mais faltou chuva, em 2005.

Para os moradores à beira do rio isso é um desastre. Dentro do rio tem milhões de peixes mortos flutuando pela água, poluindo a mesma. A pescaria está dando resultado quase nenhum e muitos dos rios não são mais accessível com o barco, e assim regiões inteiras estão sem possibilidade de acessar o resto do mundo. Por causa disso muitos viram refugiados do meio ambiente e acabam se mudando para as cidades.

A grande seca podia ser um prenúncio das mudanças climáticas. A maioria dos modelos climáticos – mais não todos – falam que a selva amazônica - através do esquecimento global - virá uma savana seca. O esquecimento das águas superficiais no atlântico do norte podia mudar as sistemas de circulação da água tanto que o Amazonas seria uma zona de alta-pressão, evitando o transporte do vapor da água para o caribe ou para o interior da América-do-sul.
Para o clima global isso seria fatal, pois já nas épocas das grandes secas a mata nativa da Amazônia que normalmente funciona como extrator do carbono na atmosfera virá o emissor. Mas nas consequencias de uma seca temporária já dá para ter a noção o que significaria a perca ou a perca parcial da mata nativa do Amazonas, tanto para as pessoas que moram dentro da região como para as bilhões de pessoas que viverão com as consequencias no mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário