Devido a uma reportagem de Reuters o nível de água do Rio Negro, um dos grandes rios do Rio Amazonas, caiu mais que nunca desde a conferência do nível de água. Na região inteira tinha menos chuvas ainda do que no outro ano que mais faltou chuva, em 2005.
Para os moradores à beira do rio isso é um desastre. Dentro do rio tem milhões de peixes mortos flutuando pela água, poluindo a mesma. A pescaria está dando resultado quase nenhum e muitos dos rios não são mais accessível com o barco, e assim regiões inteiras estão sem possibilidade de acessar o resto do mundo. Por causa disso muitos viram refugiados do meio ambiente e acabam se mudando para as cidades.
A grande seca podia ser um prenúncio das mudanças climáticas. A maioria dos modelos climáticos – mais não todos – falam que a selva amazônica - através do esquecimento global - virá uma savana seca. O esquecimento das águas superficiais no atlântico do norte podia mudar as sistemas de circulação da água tanto que o Amazonas seria uma zona de alta-pressão, evitando o transporte do vapor da água para o caribe ou para o interior da América-do-sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário